• Ouvir Rádio

Historia de Morro de São Paulo

 

A Ilha de Morro de São Paulo foi descoberta no ano de 1531, pelo navegador português Martin Afonso de Souza.

E teve grande influência no período colonial, foi alvo de piratarias e contrabando de mercadorias. Chegou a presenciar a Segunda Guerra Mundial quando os nazistas torpedearam e naufragaram os navios Arará e Itagiba em frente à Primeira praia. Este motivo fez o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial. Antes dos portugueses chegaram a Morro de Sõa Paulo a ilha era habitada pelos índios Aimorés e Guerés. O povoamento chegou apenas quando em 1534 o atual Rei de Portugal D. João III dividiu o litoral baiano em três capitanias, uma delas a Capitania de Ilhéus, onde está presente o arquipélago de Tinharé, onde está Morro de São Paulo. Assim, no dia de São Paulo (29 de julho) o tenente Francisco Romero escolheu Morro de São Paulo para ser a sede da capitania. Surgiu então o primeiro povoado europeu. A sede não durou muito tempo e foi trocada de local. Porém a colonização continuou e não parou mais. E sua função como local estratégico também continuou. No ano 1630 a Fortaleza Tapirandú começou a ser construída para defender a capital de ataques holandeses e de roubo das mercadorias. A construção da Igreja Nossa Senhora da Luz, nome de sua padroeira, foi em três etapas, à primeira delas em 1628. Sua finalização foi apenas no ano de 1845. As casas e a população foram aumentando, e em 1746 iniciaram as obras da Fonte Grande para que a população e as tropas tivessem fornecimento de água. Em 1848 a construção do Farol de Morro de São Paulo foi iniciada e foi construído com o objetivo de facilitar o acesso a cidade de Valença. A te a década de 70 não havia telefone e luz elétrica. A luz elétrica só chegou à ilha em 1985. Atualmente Morro de São Paulo é um dos destinos tropicais mais procurados por turistas de varias partes do mundo. Morro de São Paulo conta com uma boa infra-estruturar para atender as demandas do turismo, como por exemplo:pousadas, hoteis, eco risortes, restaurantes com comidas típicas e requintadas, padarias, mercados, cyber cafés, lojas, agencia de turismo, caixa eletrônico, feira de artesanatos, posto policial, posto de saúde, ambulância e ambulancha, varias opções de lazer,passeios e uma badalada vida noturna.

COMO CHEGRA A MORRO MORRO DE SÃO PAULO.

No caso do transfer aéreo existe varias empresas de táxi aéreo que saem do Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães com o destino para Morro de São Paulo. O trageto tem a duração de 20 minutos. 

No Terminal Marítimo Mercado Modelo em Salvador (capital baiana). empresas fazem o trajeto com lanchas rápidas e catamarãs. O trajeto tem a duração de duas horas e vinte minutos até o cais da ilha.

Outra opção é ir via terrestre até a cidade de Valença de lá pegar um barco ou lancha até Morro de São Paulo. Na rodoviária de Salvador existem ônibus de linha que vão até Valença.

Outra opção é atravessar a Baía de Todos os Santos de ferry Boat que saem várias vezes ao dia do Terminal Marítimo São Joaquim em Salvador até Itaparica. Em Itaparica existem microônibus que vão para Valença.
Em Valença barcos convencionais e lanchas fazem o trajeto para Morro de São Paulo diariamente de hora em hora. Desde as 7hrs da manhã até as 18hrs da noite. O barco convencional faz o trajeto em 01h40min e a lancha rápida em 40mints.

 

Peça sua música